The Prestige

Publicado: janeiro 15, 2008 em general insanity, movies

“…if you could fool them, even for a second, then you can make them wonder…”

Esse fragmento de texto, no contexto apresentado, me parece deveras relevante. Em uma tradução livre “se você puder engana-los, mesmo que apenas por um segundo, então poderá fazer com que pensem”. Esse pedaço ilustre de inspiração jogado no meio da dança entre dois homens obcecados pela arte faz total e completo sentido. Isso de que eles falam é a essência da arte. O engano, a mentira, a promessa feita de que seja o que você estiver vendo, ela não é ordinária, comum, cotidiana como sua vida o é, por mais extraordinária que seja. E não é um feito fácil.

Admiro com fervor aqueles que conseguem. Aqueles que sentem tão intensamente o derradeiro aproximar da estagnação da humanidade, que sentem a iminência do fim da imaginação, do esquecimento de como chegamos até aqui e porque somos o que somos e como somos. Eles sabem. Conjuram suas máscaras e vestem-na todos os dias para proteger o que existe de mais ingênuo dentro deles, e revelam o que está por trás daquelas fendas apenas quando todo o resto da humanidade têm certeza que não pode ser verdade. Mostrar a verdade quando todos esperam não ve-la é a arte que define o ser humano. Define suas lealdades, seus ideais, seus sonhos e esperanças. É o fogo que Prometeus roubou dos deuses e deu para nós e que incendeia a tudo e a todos.

Desde que queiramos deixar queimar.

Anúncios
comentários
  1. A Confeiteira disse:

    Bom post, apesar de eu não concordar que todas as artes envolvam engano e mentiras. A da mágica sim, mas as outras…

  2. V. disse:

    eu acho que o “engano” que a arte envolve é só o de provocar um outro ponto de vista nas pessoas; é o mostrar uma outra realidade, uma outra possibilidade. Pra quem estiver disposto a se deixar “enganar”, bem nessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s